Mãe Curitibana

Planejamento Familiar

Descobrindo o seu período fértil

Descobrindo o seu período fértil

Se você deseja engravidar precisa aprender a descobrir o seu período fértil, ou seja, aqueles dias em que a fecundação tem mais chances de ocorrer. Mas quando começa e quando termina este período? Quais são os melhores dias para quem quer engravidar? O segredo está na observação do seu ciclo menstrual.

A famosa “tabelinha” é um dos métodos mais tradicionais para fazer o cálculo do período fértil. Ele costuma atingir seu pico na metade do ciclo menstrual, ou seja, em ciclos de 28 dias, por exemplo, o período fértil fica em torno do 14º dia.

O problema é que nem todas as mulheres apresentam ciclos menstruais regulares e para muitas ele pode variar de 25 até 34 dias.

Mas como então calcular exatamente o período fértil?

Se você tem ciclos regulares o primeiro passo é tomar como base a metade do seu ciclo – se ocorre a cada 28 dias, o dia 14 será o mais fértil, se ocorre a cada 26, o dia 13 será o mais fértil e assim por diante. Mas vamos tomar como exemplo um ciclo de 28 dias:

O ponto de partida da tabelinha é a data da última menstruação. O dia em que você fica menstruada é o dia 1 da sua tabelinha.  A partir do dia 1, some 14 dias: esta data é o centro do seu período fértil, mas não é o único dia fértil do mês. Os ginecologistas recomendam uma margem de 04 dias antes e 04 dias depois do 14º dia. Esta faixa de 9 a 10 dias é o seu período fértil, quando as chances de engravidar são maiores.

Dicas importantes!

Mesmo que a tabelinha seja o método mais comum para a avaliação do período fértil ela não é 100% segura e algumas informações importantes não devem ser esquecidas:

- O ciclo menstrual varia de mulher para mulher. Algumas têm ciclos de 28 dias, outras têm ciclos mais curtos ou mais longos.  É importante que você conheça o seu ciclo para conseguir fazer um cálculo mais preciso do seu período fértil.

- Se você está planejando engravidar, procure o profissional de saúde. Ele vai ajudá-la a planejar a gravidez adequadamente e poderá dar todas as orientações necessárias. 

- Ter relações sexuais durante o período fértil não garante que você irá engravidar na primeira tentativa. Não se preocupe!  Esteja preparada, com a saúde em dia e não tenha pressa – o seu corpo sabe qual é a melhor hora para fazer acontecer.

- Outros sinais corporais também podem indicar o período de ovulação: dor no baixo abdômen na metade do ciclo menstrual; secreção de muco vaginal semelhante à textura da clara de ovo; temperatura aumentada. Porém, o ideal é conversar com o seu médico sobre estes sinais que podem indicar outras doenças. 

 

 

 

 

Conteúdo relacionado

Durma bem na gravidez
Durma bem na gravidez

Boas noites de sono são fundamentais nesta fase
Leia mais
Cuide bem do umbiguinho!
Cuide bem do umbiguinho!

O coto umbilical precisa de cuidados especiais. Apesar de muitos pais se sentire...
Leia mais
Grávida e agora?
Grávida e agora?

Você fez o teste e confirmou: está grávida! É hora de começar o pré-natal.
Leia mais


Prefeitura de Curitiba